Dicas de atividades sobre o trabalho infântil

Conanda recomenda que os municípios adote metodologia adequada para estimular  participação das crianças e adolescentes nas conferências livres.

O Conanda públicou a resolução 202  para orientar os municípios e Estados  a realizarem as Conferências Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dentre os indicativos dessas resoluções, é a adoção de metodologia adequada para estimular a participação da criança  e do adolescente, favorecendo a expressão da sua opinião de forma criativa.

 que são as conferências livres de discussão sobre os direitos da criança e do adolescente?
São espaços para de discussão visando ampliar a participação da sociedade civil acerca dos temas que serão debatidos na conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente

Participação de crianças e     adolescentes durante  2ª Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Taquaral (SP), em 2018. Foto: Divulgação/ Reprodução

O que são as conferências livres de discussão sobre os direitos da criança e do adolescente?
São espaços para de discussão visando ampliar a participação da sociedade civil acerca dos temas que serão debatidos na conferência municipal dos direitos da crianças e adolescentes . Ela também é um espaço por excelência para promover a participação infanto juvenil.

 Participação de crianças e adolescentes durante  2ª Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Pirangi(SP), em 2018. Foto: Divulgação/ Reproduçã

Como envolver as crianças e adolescentes no proecesso de organização da  conferência?

 A resolução 202 que convoca a realização da conferencia  defini recomendações de como deve ser a participação das crianças e  Adolescentes no processo de organização do evento.

Até quando posso realizar uma conferência livre?
Segundo esta resolução do Conanda (n° 207) diz que elas podem acontecer até novembro deste ano. Porém, recomenda-se que as  conferências livres,  ocorra  antes das conferências municipais.


ENTRE EM CONTATO

          METODOLOGIA  DAS CONFERÊNCIAS LIVRES


SAIBA MAIS

Conanda divulga os documentos Base e Orientador da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Clique aqui para saber mais

CONANDA DEFINE NOVO PRAZO PARA AS CONFERÊNCIAS LIVRES


Confira mais aqui