Conanda recomenda que os municípios adote metodologia adequada para estimular participação das crianças e adolescentes nas conferências livres.
O Conanda públicou a resolução 202 para orientar os municípios e Estados a realizarem as Conferências Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dentre os indicativos dessas resoluções, é a adoção de metodologia adequada para estimular a participação da criança e do adolescente, favorecendo a expressão da sua opinião de forma criativa.
que são as conferências livres de discussão sobre os direitos da criança e do adolescente?
São espaços para de discussão visando ampliar a participação da sociedade civil acerca dos temas que serão debatidos na conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente
Participação de crianças e adolescentes durante 2ª Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Taquaral (SP), em 2018. Foto: Divulgação/ Reprodução
O que são as conferências livres de discussão sobre os direitos da criança e do adolescente?
São espaços para de discussão visando ampliar a participação da sociedade civil acerca dos temas que serão debatidos na conferência municipal dos direitos da crianças e adolescentes . Ela também é um espaço por excelência para promover a participação infanto juvenil.
Participação de crianças e adolescentes durante 2ª Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Pirangi(SP), em 2018. Foto: Divulgação/ Reproduçã
Como envolver as crianças e adolescentes no proecesso de organização da conferência?
A resolução 202 que convoca a realização da conferencia defini recomendações de como deve ser a participação das crianças e Adolescentes no processo de organização do evento.
Até quando posso realizar uma conferência livre?
Segundo esta resolução do Conanda (n° 207) diz que elas podem acontecer até novembro deste ano. Porém, recomenda-se que as conferências livres, ocorra antes das conferências municipais.
METODOLOGIA DAS CONFERÊNCIAS LIVRES