Passo a Passo Para Fazer Doação Para o Fundo dos Direitos da Criança

DinheiroMuitos amigos tem  me perguntado como eles fazem para doar  parte do imposto de renda para o fundo municipal dos direitos da criança e do adolescente. Talvez essa também seja sua dúvida. De acordo com a legislação você pode doar para o Fundo dos Direito da Criança, enquanto pessoa física até o limite de 6% do seu Imposto de Renda. Já  Pessoa Jurídica pode destinar até 1%. É importante ressaltar que as doações  precisam se feita dentro ano fiscal.

Para ajudar você, preparei um passo a passo que eu tenho a certeza que você não terá dificuldade para fazer sua doação e ajudar a salvar milhares de vidas de crianças e adolescente.

 

1º Passo

No ato do preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRF) você deve ir para a ficha de resumo da declaração.

2º Passo

Você deve clicar no item Doações para o Estatuto da Criança e do Adolescente e escolher o tipo de Fundo para qual deseja doar: Municipal, Estadual ou DF (Distrito Federal). Neste segundo você diz qual o município você quer fazer a doação.

3º Passo

Após finalizar a declaração  clique em “Imprimir” e em seguida, “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione o contribuinte que irá fazer a doação. Selecione “Imprimir” e clique em “OK” para emitir o DARF.

Vale lembrar que a doação pode ser feita por quem  faz declaração pelo formulário completo.

 

José Boff é Pedagogo, Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Famerp -Rio Preto

 

Fonte: Receita Federal

 

 

um comentário

Deixe uma resposta