Muitos amigos tem me perguntado como eles fazem para doar parte do imposto de renda para o fundo municipal dos direitos da criança e do adolescente. Talvez essa também seja sua dúvida. De acordo com a legislação você pode doar para o Fundo dos Direito da Criança, enquanto pessoa física até o limite de 6% do seu Imposto de Renda. Já Pessoa Jurídica pode destinar até 1%. É importante ressaltar que as doações precisam se feita dentro ano fiscal.
Para ajudar você, preparei um passo a passo que eu tenho a certeza que você não terá dificuldade para fazer sua doação e ajudar a salvar milhares de vidas de crianças e adolescente.
1º Passo
No ato do preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRF) você deve ir para a ficha de resumo da declaração.
2º Passo
Você deve clicar no item Doações para o Estatuto da Criança e do Adolescente e escolher o tipo de Fundo para qual deseja doar: Municipal, Estadual ou DF (Distrito Federal). Neste segundo você diz qual o município você quer fazer a doação.
3º Passo
Após finalizar a declaração clique em “Imprimir” e em seguida, “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione o contribuinte que irá fazer a doação. Selecione “Imprimir” e clique em “OK” para emitir o DARF.
Vale lembrar que a doação pode ser feita por quem faz declaração pelo formulário completo.
José Boff é Pedagogo, Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Famerp -Rio Preto
Fonte: Receita Federal
Republicou isso em Palestras e Treinamentos.