Os 5 Erros que os Pais Cometem na Educação dos Filhos

 

gallery-thumbnailsU1LMNG00Alguns pais de primeira viagem ou até os mais experientes, acabam cometendo erros com os filhos, pelo simples fato, de não saber dizer não. Dizer não a um filho, não é errado. É uma forma de dizer ao filho, mesmo que fique contrariado, que ama ele incondicionalmente e que faria tudo para ver ele feliz.

E por esse motivo, segue abaixo alguns dos principais erros que os pais mais cometem na educação dos filhos.

1.   Atender os privilégios dos filhos.

Muitos pais cometem esse erro de sempre atender todos os privilégios dos filhos. Todo pai e a mãe querem dar o melhor para o seu filho, dar tudo o que eles não tiveram. Mas, isso, nem sempre é o certo. Os pais devem aprender a dizer não. Só assim, irão ensinar seus filhos a serem adultos responsáveis e que irão dar valor ao que conseguirem com o seu esforço.

2.   Limpar a bagunça do filho.

Um dos erros mais comuns de alguns pais, é sempre limpar a bagunça que o seu filho fez. As crianças desde pequenas devem ser ensinadas a limpar o que sujaram, para aprenderem a ter responsabilidades. Pois as crianças se espelham nos pais, e devem ter esse ensinamento. De que se ele sujou alguma coisa, deve limpar.

3.   Proteger mesmo sabendo que ele está errado.

Alguns pais acabam por proteger o seu filho, com a desculpa de que não foi nada, que ele nunca mais vai fazer isso ou aquilo, e acabam encobrindo pequenos erros, que no futuro podem ser drásticos.

Os pais devem conversar muitos com os filhos sobre as coisas que eles fizeram e que não era certo. Ensinando sempre qual era o caminho certo.

Pois, se não ensinarem eles em um caminho certo, no futuro, pode ser que seja tarde demais para tentar ajudá-los. Como o ditado: Antes ensinar desde pequeno, pois a vida é dura. É imprescindível manter um diálogo, uma conversa.

4.   Achar engraçado quando o filho age com desrespeito

Um dos erros mais comuns são os pais acharem engraçado quando o filho fala algum palavrão ou tratar os mais velhos com desrespeito. Alguns filhos desde pequeno não são repreendidos pelos pais, e acham que estão agindo corretamente, pois os pais não fazem nada a respeito para mostrar que estão errados.

 

E, com isso, podem se tornar adultos arrogantes. Os pais devem ensinar sempre os filhos que não é engraçado: quando uma pessoa ri de você, quando desrespeita pessoas mais velhas, quando fala palavrão aos próprios pais. Não é errado dizer não aos filhos, que eles estão agindo de uma maneira errada, que pode magoar as outras pessoas.

 

5.   Deixar os filhos por horas a fio no vídeo game, celular e TV.

Em pleno século 21, vemos muitas crianças fechadas no seu “mundinho” dentro de casa, dentro do vídeo game, celular ou na televisão. Muitos pais dizem que é melhor ficar dentro de casa, do que ficar na rua.

Que na rua tem muita violência, e se eles estão dentro de casa eles estão protegidos, e que sabem onde estão os seus filhos.

Nem sempre isso é a realidade, os filhos podem estar dentro de casa nos meios eletrônicos, mas, nem sempre isso é sinônimo de segurança. Os pais devem ter acesso ao que os filhos estão assistindo ou mexendo, tanto no vídeo game, internet, celular ou até na própria televisão.

 

José Boff é Pedagogo e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.