As 3 lições de cidadania que aprendi com o discurso de Ana Julia.

ana-julia

 

No ultimo dia 26 de outubro a estudante Ana Julia Ribeiro de uma lição de cidadania para os parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Para quem assistiu o discurso pode conferir, o quanto Ana Julia falou com alma e o coração de uma estudante secundarista apaixonada pela causa. Ela conseguiu comover os deputados que assistiram atentamente seu depoimento.

Conhecimento e autoridade

 

Em seu discurso Ana Julia mostrou ter domínio e conhecimento da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito à política pública de educação, que muita das vezes os próprios deputados e autoridades se querem conhecem. Ela argumentou com autoridade legitimidade da causa que defende.

 

Coragem

Ela não se intimidou diante da plateia, falando com coragem e determinação o que precisava se dito aos deputados presentes.

 

Defesa do bem Comum

Ficou visível que a estudante não estava preocupada em defender seus interesses e sim a defesa de uma causa, que é todos nós. O acesso à educação de qualidade é um direito subjetivo e inalienável, ou seja, que ninguém pode tirar ou impedir que o cidadão tenha acesso aos bancos escolares.

José Boff  é Pedagogo e Especialista em Gestão de Políticas Públicas

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.