1. A primeira dica é sobre ter autoridade:
A autoridade perpassa pela questão da referência. Os pais precisam dedicar o mínimo de tempo para dar atenção para seu filho. Muitas vezes até mesmo jogar um vídeo game bater um bom papo, dando um toque de afeto, fazendo com que ela se sinta importantes e especial. O que as crianças precisam é reconhecimento, o carinho e afeto das pessoas que são importantes na sua vida.
2. A segunda dicas é ter respeito.
Essa é uma das regras de ouro na relação humana: fazendo pelo outro aquilo que gostaria que fizesse a você. O que a crianças precisa é ser reconhecida e respeitada na sua dignidade como um ser único em formação com características que lhe são próprias.
3. A terceira dica seja integro.
Você se considera integro? Faz o que promete ou você é um daqueles que diz uma coisa é faz outra. Faço o que digo , não faça o que faço. Muitos pais fazem promessa para seu filho e não cumpre com a promessa. Quando as crianças tem modelos positivos para seguir, elas entende que fazer a coisa certa é viável. É neste fazer o bem que vem auto cuidado que lhe é proposto sutilmente, adquirindo valores necessários na convivência social.
José Boff- Pedagogo,Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional.