Crianças e Adolescentes Participam da Conferência Lúdica Municipal e Convencional de Palestina

225A 2ª Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e VI Conferência  Convencional  Municipal DCA de Palestina, ocorreu no último no dia 15 de abril no CRAS( Centro de Referência de Assistência Social ). Crianças e adolescentes de diversos projetos da rede socioassitencial, rede de ensino municipal e estadual, participaram de diversas atividades lúdicas, além de palestra onde foi enfocado tema como: Direitos das crianças e adolescentes de brincar e participar”, “À educação, saúde, esporte, cultura e lazer”, “À convivência familiar e comunitária”, e aos “Direitos das crianças adolescentes.
227

As Crianças e adolescentes que participam do projeto  de fortalecimento de vínculo, apresentaram um número cultural,:dança de rua:243 Rip–Rap. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente fez abertura oficial, ressaltando a importância da conferência.
Os trabalhos da Conferência foram iniciados pelo coordenador, José Boff, que fez a dinâmica de apresentação onde às crianças e adolescentes foram convidados a confeccionarem seu próprio crachá, desenhando de forma criativa seu nome. Na parte de trás do crachá escreveram o nome da pessoa que mais admira. Apresentação foi feita nos grupos, essa dinâmica fez com que eles se soltassem, ficando mais descontraídos e interagindo com grupo.

216

No decorrer da Conferência foi feita a palestra pelo pedagogo, José Boff, especialista em psicopedagogia e gestão de políticas públicas, tendo como seu tema central A Política e o Plano Decenal de Direitos, humanos da Criança e Adolescentes, Fortalecendo os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescentes. O conteúdo foi mostrado de maneira lúdica e didática, estimulando a participação das crianças e adolescentes e até de adultos presentes na Conferência.

214
Na terceira etapa da Conferência, as crianças e adolescentes participaram das oficinas sobre os eixos temáticos, tendo como facilitadores os profissionais, educadores sociais da rede socioassistencial. A metodologia adotada de arte educação estimulou participação e interesse das crianças  e adolescentes pelo tema, favorecendo a produção do grupo. Os resultados foram apresentados na plenária da Conferencia, através de desenhos, música e cartazes sobre propostas do s grupos sobre os eixos temáticos.
As propostas aprovadas na 2ª Conferência Lúdica serão levadas para Etapa Regional, que acontecerá em Rio Preto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.