Na 1ª Conferência Lúdica dos direitos da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte, que ocorreu no último dia 31 de março no município de Novo Horizonte, crianças e adolescentes de diversos projetos da rede socioassistencial, rede de ensino municipal e estadual, colégios particulares, participaram de diversas atividades lúdicas, além de palestra onde foi enfocado temas como: Direitos das crianças e adolescentes de brincar e participar”, “À educação, saúde, esporte, cultura e lazer”, “À convivência familiar e comunitária”, e aos “Direitos das crianças adolescentes.
A Conferência Lúdica teve inicio com o Hino Nacional, apresentado pelas crianças e adolescentes da Igreja Evangélica Assembleia de DEUS, leitura e aprovação do Regimento Interno, passando em seguida a composição da mesa para abertura oficial da Conferência pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isis Liliam Ross. No seu discurso a presidente falou da importância da 1ª Conferência Lúdica do município.
Os trabalhos da Conferência foram iniciados pelo coordenador, José Boff, que aplicou a dinâmica de apresentação, convidando os participantes a confeccionarem seu próprio crachá, desenhando de forma criativa seu nome. No verso do crachá escreveram o nome da pessoa que mais admira. Apresentação foi feita nos grupos, essa dinâmica fez com que eles se soltassem, ficando mais descontraídos para expressarem sua opinião.
.
No decorrer da Conferência foi realizada a palestra pelo pedagogo, José Boff, especialista em psicopedagogia e gestão de políticas públicas, tendo como seu tema central A Política e o Plano Decenal de Direitos, humanos da Criança e Adolescentes, Fortalecendo os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescentes. O conteúdo foi mostrado de maneira lúdica e didática, estimulando a participação das crianças e adolescentes e até de adultos presentes na Conferência.
Na terceira etapa da Conferência, as crianças e adolescentes participaram das oficinas sobre os eixos temáticos, tendo como facilitadores os profissionais, educadores sociais da rede socioassistencial. A metodologia adotada como o socioconstrutivismo e arte educação estimulou participação e interesse das crianças e adolescentes pelo tema, favorecendo a produção do grupo. Os resultados foram apresentados na plenária da Conferencia, através de desenhos, musica e cartazes com frases sobre as propostas dos grupos sobre os eixos temáticos da Conferência.
As propostas aprovadas na 1ª Conferência Lúdica serão apresentadas na Conferência Municipal, Regional e Estadual.
.