O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colina realizou no último dia 16/03 na sede da Secretaria de Promoção Social, reunião para discutir a minuta de Resolução que estabelece as regras para o novo processo de escolha unificado para o Conselho Tutelar -2015. De acordo com a Resolução de nº 170 do CONANDA de 11 de dezembro de 2014, o CMDCA é o órgão quem tem a responsabilidade administrativa de conduzir todo o processo de escolha. Para isso o CMDCA deve publicar com 6 meses de antecedência da data marcada para realização do pleito, prevendo os requisitos e critérios para inscrição dos candidatos interessados em fazer parte do Conselho Tutelar, além de definir um cronograma detalhado com as datas, prazos de todas as etapas do certame.
Para o pedagogo, José Boff, especialista em gestão de políticas públicas, que atua como consultor na área da política de atendimento dos direitos da criança e adolescente, o processo de escolha unificado para o Conselho Tutelar de 2015 dará mais visibilidade ao trabalho do órgão, sendo uma oportunidade para a sociedade conhecer suas atribuições e o seu papel de proteção dos diretos ameaçados e violados de crianças e adolescentes.
Outro aspecto importante deste novo processo é o fortalecimento do Conselho Tutelar no Sistema de Garantias, em razão da ampla divulgação que será dado pelos os meios de comunicação do processo escolha unificado.